sexta-feira, 30 de março de 2012

Nutrição no controle do tabagismo


A atuação do nutricionista nos programas de combate ao tabagismo é ajudar o paciente a controlar o desejo de fumar; evitar o ganho de peso depois de deixar o cigarro e adotar uma alimentação saudável que ajude a controlar as doenças pulmonares já existentes.
O benefício de não fumar supera qualquer dificuldade que possa ser encontrada durante o tratamento. No entanto, há pessoas que dizem que não param de fumar devido ao ganho de peso. Isso pode ocorrer quando o indivíduo compensa o vício, substituindo o cigarro por algum tipo de alimento. Muitas vezes, não há sensação de fome, mas ausência do ato mecânico de levar algo a boca. Nesses momentos, líquidos (água e sucos naturais sem açúcar), verduras e frutas picadas e alimentação fracionada podem ajudar. A cafeína e o álcool devem ser evitados porque também podem gerar um estímulo excessivo que conduz ao estresse, que por sua vez pode ser o fator decisivo para fumar. As balas e chicletes mesmo sem açúcar, não devem se tornar um hábito.
O fumante tem uma redução do paladar e do olfato, o que contribui para que haja consumo excessivo de sal e temperos. Ao parar de fumar, após 2 dias já é possível perceber melhor os cheiros e degustar melhor a comida. Nesse ponto os ex-fumantes acabam exagerando nas porções.
Porém, quando a alimentação é balanceada é possível parar de fumar sem ocorrer o aumento de peso. Essa alimentação saudável é uma necessidade de todos, não só do ex-fumante.
Alimentos que devem ser evitados: café, bebidas alcoólicas, refrigerantes, chá mate, doces, chocolates, carnes gordas (frango com pele, frituras, cupim, contra-filé, costela, etc), leite integral, manteiga de leite, queijos gordurosos (mussarela, prato), alimentos industrializados e enlatados, temperos e sal em excesso.
Alimentos que devem ser incluídos no cardápio: frutas, verduras, legumes, leite e derivados desnatados ou light, azeite de oliva extra-virgem, produtos e cereais integrais (pão, arroz, aveia, etc) e água (cerca de dois litros por dia).
Mantenha-se ocupado e realize atividades que lhe tragam prazer como: leitura, ver televisão, ouvir música, conversar com os amigos, fazer uma horta...
Lembre-se: o fumo não é um método para o controle de peso! Como você já se decidiu por uma vida mais saudável, que tal incluir a caminhada, uma alimentação equilibrada e fôlego a mais na sua vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário